5 verdades sobre o comer emocional que você precisa saber -

5 verdades sobre o comer emocional que você precisa saber


Você já parou para pensar nas razões que nos levam a comer? E quando esse ato torna-se compulsivo, desesperado e urgente, como lidar com o comer emocional?

Alias, todo esse papo de que comemos as nossas emoções é verdade? A resposta que tenho para você hoje é simples e direta: SIM.

Comemos por inúmeras razões, seja porque temos fome, porque é gostoso e dá prazer. Seja porque porque temos memórias afetivas relacionas a comida e também porque comer reúne famílias e amigos ao redor da mesa.

Mas, não podemos negar, comemos quando estamos ansiosos, tristes e deprimidos também. É o chamado comer emocional ou apetite hedônico.

Para aprofundarmos nesse assunto, hoje trago 5 verdades sobre o comer emocional que você precisa saber:

1- Qualquer pessoa pode ter comer emocional:

Todas as pessoas podem ter esse problema, em intensidades variadas, em determinadas situações da vida. No final das contas, é mais comum do que você imagina;

2 – Surge de forma súbita:

Quando estamos falando de fome emocional, existe uma urgência, um desejo em comer determinados alimentos, o que é desencadeado por gatilhos emocionais;

3 – Preferência por alimentos calóricos:

Ocorre predileção por alimentos mais calóricos, ricos em carboidratos e gorduras. O interessante é que mesmo comendo em grandes quantidades , a pessoa pode não ter saciedade;

4- Alívio emocional é imediato:

A fome emocional pode vir acompanhada de sensação de perda de controle ao se alimentar, e ocorre um alívio imediato dos sintomas emocionais;

5- Sentimentos negativos aparecem:

Após comer, existem sentimentos como culpa, vergonha, frustração, arrependimento, tristeza.

Diante dessas 5 verdades, fica claro que é importante saber como lidar com o comer emocional, não é mesmo? Trata-se de algo que deve ser investigado e adequadamente tratado em todo paciente que procura atendimento médico por sobrepeso ou obesidade.

Por isso, sempre digo que o endocrinologista é o profissional adequado para te ajudar nessa jornada. Não deixe de procurar o seu!