Whey protein para tratamento do diabetes: funciona?
Quando falamos em whey protein, muita gente logo pensa em academia, músculos definidos e shakes proteicos que fazem parte da rotina de quem pratica musculação.
De fato tem isso também!
A proteína do soro do leite, como é chamada cientificamente, é mesmo um dos suplementos mais consumidos no mundo por praticantes de exercício físico, principalmente musculação, com o objetivo de ganho de massa muscular.
Mas o que pouca gente sabe é que ele vem ganhando cada vez mais destaque em pesquisas científicas voltadas para o controle da glicemia, especialmente em pessoas com diabetes tipo 2.
Quer saber mais?
Então vem comigo!
O que é o whey protein
O whey protein é uma proteína de alto valor biológico, extraída do soro do leite.
Rica em aminoácidos essenciais, principalmente os BCAAs, que ajudam na recuperação muscular, essa proteína tem fácil digestão e rápida absorção pelo organismo, o que fez com que ela se tornasse a queridinha dos atletas.
Só que, nos últimos anos, alguns cientistas começaram a perceber que os efeitos do whey podem ir muito além do ganho de massa muscular.
Isso porque algumas pesquisas vêm indicando que ele pode ajudar a controlar a glicose no sangue depois das refeições, algo fundamental para quem convive com o diabetes tipo 2.
Vamos entender isso melhor?
Como o whey protein pode agir no controle da glicose?
“Mas Dra. Flavia, como uma proteína como a do whey pode ajudar a controlar o diabetes?”
Assim, olha:
1) Reduzindo a velocidade de esvaziamento do estômago
Em outras palavras, o alimento fica mais tempo no estômago e a glicose é liberada aos poucos na corrente sanguínea, evitando picos de glicose logo após a refeição.
2) Aumentando a sensação de saciedade
O whey é aquela proteína que “enche mais”, ou seja, faz a gente se sentir satisfeito por mais tempo.
Resultado disso?
Menos apetite e menos possibilidade de ingestão calórica ao longo do dia.
3) Estimulando diretamente a secreção de insulina pelo pâncreas
O whey protein também ajuda a aumentar a secreção de insulina pelo pâncreas, além de influenciar hormônios como o GLP-1, que desempenha um papel importante no controle da glicose no sangue e na regulação do apetite.
Dava para imaginar?
O que dizem os estudos mais recentes
Um estudo recente da Universidade de Tel Aviv, em Israel, demonstrou o impacto de um café da manhã com um alto conteúdo proteico (whey protein) na glicose pós prandial, hemoglobina glicada, saciedade e perda de peso de diabéticos tipo 2, comparando com um café da manhã com outras fontes proteicas ou café da manhã rico em carboidratos.
Após 12 semanas, o grupo de diabéticos que consumiu whey protein no café da manhã teve menor glicose pós prandial, redução da hemoglobina glicada, maior saciedade e maior perda de peso.
Interessante, não é?
Nada de sair comprando e tomando whey por aí
Mas, antes de sair comprando várias latas de whey por aí, calma!
Embora os resultados sejam promissores, ainda precisamos de mais estudos a longo prazo para confirmar as doses ideais, o momento certo do consumo e para quem essa estratégia é mais eficaz.
O whey protein não substitui a alimentação equilibrada, nem os medicamentos prescritos para o controle do diabetes, combinado?
Ele pode ser um coadjuvante, sim, mas nunca uma solução única!
O consumo de qualquer tipo de suplemento deve sempre ser orientado por um médico endocrinologista ou nutricionista de confiança, pois cada pessoa tem necessidades e restrições específicas e, portanto, precisa de um tratamento personalizado.
Além disso, algumas pessoas podem ter intolerância à lactose, alergia à proteína do leite ou condições que contraindicam o uso de whey protein.
Por isso, nada de se automedicar ou seguir a recomendação de um amigo, viu?
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre o whey protein e sua influência no tratamento do diabetes, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!