Conheça as fases do tratamento da obesidade
Você sabia que o tratamento da obesidade é dividido em 3 fases? Cada uma dessas fases possui características e objetivos específicos. Portanto, se você está em um tratamento da obesidade é importante conhecer essas fases para ter uma melhor visualização do caminho que irá percorrer.
Vem comigo conhecer cada uma delas!
1- Fase ativa da perda de peso
A primeira fase são os primeiros 4 a 6 meses de tratamento da obesidade. Nessa fase, quanto maior a perda de peso maior será o sucesso na manutenção do peso perdido a longo prazo.
Metas durante essa fase: perda de 10% do peso corporal.
No primeiro mês: perda de pelo menos 3%.
No segundo mês: perda de 6% do peso corporal.
2 – Fase do efeito platô:
A segunda fase do tratamento da obesidade diz respeito ao período de 6 meses a 1 ano do início do tratamento, cuja meta é uma perda adicional de 5 a 10% do peso inicial.
Geralmente com 1 ano de tratamento, mesmo mantendo a dieta e exercício, o paciente para de emagrecer devido aos mecanismos de adaptação do organismo: quando emagrecemos a fome aumenta e o metabolismo diminui.
3 – Fase de manutenção:
A terceira fase do tratamento da obesidade é a fase da manutenção. Lembre-se que obesidade é uma doença crônica, portanto a fase de manutenção do peso perdido deve ser eterna, pois não existe milagre!
Existem algumas estratégias que utilizamos nessa fase. São elas:
- Pesar-se com frequência;
- Estipular um “peso alerta” (2% do peso perdido);
- Intensificar o exercício físico;
- Manter as visitas ao médico e nutricionista.
Quando você conhece melhor o caminho a ser percorrido, você chega mais facilmente ao destino final. E lembre-se: um profissional capacitado é indispensável para te orientar durante o seu tratamento.