Puberdade precoce e baixa estatura: entenda!
Hoje é dia de falar dos nossos pequenos, principalmente sobre a questão do seu desenvolvimento. As mães se preocupam muito com a questão do crescimento dos seus filhos. Diante disso, precisamos deixar bem claro que a puberdade precoce causa baixa estatura. Mas, porque isso acontece? É possível reverter esse quadro?
Bem, consideramos puberdade precoce verdadeira o aparecimento das características sexuais (mamas, pelos pubianos, aumento de pênis e testículos), antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 anos nos meninos.
É importante ressaltar que os hormônios sexuais também atuam na cartilagem de crescimento dos ossos e com isso ocorre aumento da velocidade de crescimento, o chamado estirão de crescimento puberal.
O que acontece é que na puberdade precoce verdadeira não tratada, essa ação dos hormônios sexuais promove avanço da idade óssea e fechamento precoce da cartilagem de crescimento. Com isso, o tempo de crescimento passa a ser menor ocorrendo perda de estatura final em relação ao alvo genético.
Por isso, é de extrema importância que caso perceba sinais de puberdade precoce no seu filho (a), não deixe de procurar um especialista. Somente um médico endocrinologista poderá ajudar com as orientações necessárias. Afinal, o bloqueio puberal quando bem indicado preserva a altura final.