Pré-diabetes não é pré-doença. Entenda!
Ao contrário do que muito pensam, pré-diabetes NÃO é pré-doença e devemos falar mais sobre isso. A grande verdade é que pré-diabetes e diabetes fazem parte da evolução de um mesmo problema e engana-se quem acha que pré-diabetes é uma condição “benigna”.
Para se ter uma ideia quem tem pré-diabetes tem maior risco cardiovascular, ou seja, maior risco de ter infarto, AVC e maior mortalidade por essas causas.
Isso acontece, pois o estado de pré-diabetes está relacionado a síndrome metabólica, com resistência à insulina, obesidade, aumento de colesterol e triglicérides, hipertensão arterial e hipercoagulabilidade (aumento de coagulação), ou seja, um “prato cheio” para as doenças cardiovasculares.
Além disso, pode ocorrer doença hepática gordurosa não alcoólica, que pode evoluir para cirrose hepática caso não seja tratada.
Portanto, pré-diabetes não deve ser subestimado e sim ser tratado! Seu tratamento inclui mudanças do estilo de vida e medicamentos específicos. Um endocrinologista é o profissional adequado para todas as orientações necessárias.