4 sugestões do que comer à noite para não engordar
Provavelmente você já deve ter ouvido por aí que comer à noite faz mal, que engorda, que faz você ter um sono de qualidade ruim, entre outros.
Mas, será que isso tudo é verdade mesmo?
O que acontece com o nosso corpo e organismo na parte da noite e quando adormecemos?
Quais as melhores refeições para se fazer no período noturno?
A resposta para essas e outras perguntas estão no nosso conteúdo de hoje!
Continue lendo para saber mais!
Antes de começar, um alerta
É comum vermos muitas e muitos pacientes, e até mesmo médicos e influenciadores de saúde e beleza, atribuindo o ganho de peso somente ao que se come à noite.
Isso não é verdade.
Não existe um período do dia melhor ou pior para nos alimentarmos da forma correta e/ou que nos faça engordar pouco ou muito.
O que existe é alimentação saudável, consciente e dieta equilibrada de acordo com as necessidades calóricas e nutritivas de cada pessoa.
Antes de tudo, temos que lembrar que, independentemente do que se come à noite, o que vale é a alimentação como um todo, não adianta comer errado o dia todo e certo à noite.
Portanto, ainda que se fale muito sobre isso – e de forma errada – tenha cuidado.
Consulte um médico e veja o que é melhor para você e a sua saúde como um todo.
O que acontece com o nosso corpo à noite
“Mas Dra. Flavia, afinal, o que acontece com o nosso corpo à noite para falarem tanto assim?”, você pode estar se perguntando.
Eu te explico.
Devido ao nosso ciclo circadiano, ou seja, ao ciclo que regula as atividades do nosso corpo, o que acontece no período noturno é uma redução do nosso metabolismo.
Assim, muitos especialistas recomendam não fazer grandes refeições antes de dormir, por exemplo, pois as calorias, os carboidratos e demais gorduras presentes na comida ingerida podem ser mais difíceis de serem queimadas e processadas.
Ainda que você não vá dormir logo após a refeição, outras alterações podem acontecer nos processos digestivos do corpo, como refluxos, azia, má digestão e até mesmo aquela sensação de estufamento – que não é nada agradável, não é mesmo?
Há estudos que também indicam que comer à noite pode fazer com o que corpo fique em um estado de alerta maior, não reduzindo, assim, a pressão arterial do paciente (algo comum nesta parte do dia).
Ninguém quer isso, né?
Leia também: Emagrecer rápido faz engordar rápido depois?
Os principais erros cometidos na hora de comer à noite
“Ah, mas Dra. Flavia, isso significa que eu nunca mais vou poder comer à noite?”.
Calma, não é bem assim.
O recomendado é você fazer a sua última refeição por volta das 19h ou, no máximo 20h, para que esses incidentes que citei acima não aconteçam com você.
No entanto, com a rotina corrida, sei que nem sempre é fácil de não comer muito tarde.
Além disso, existem certos erros que as pessoas cometem, em especial nos últimos dias da semana, por meio do consumo exagerado de bebida alcoólica e a ingestão de lanches, pizzas, hambúrgueres, doces e ultraprocessados em grandes quantidades.
Tem gente que também come e vai dormir, que ingere muita cafeína, muito alimento com alto índice de açúcar…
Até mesmo alimentos com muita pimenta podem prejudicar o organismo à noite e, consequentemente, o sono.
O que comer à noite para não engordar
O que é recomendado, então, comer à noite para não engordar?
Eu te conto!
1) Saladas
Este deveria ser o carro-chefe de todas as pessoas que desejam comer à noite, ainda que não estejam necessariamente de dieta.
Legumes e verduras são excelentes opções para se ingerir neste período do dia, principalmente se dentro daquele tempo citado anteriormente, entre 19h e 20h.
Alface, tomate, cenoura, espinafre são exemplos de algo que traz saciedade e que contém poucas calorias, bem como leguminosas, como grão de bico e lentilha.
Ovos também são ótimas pedidas, pois podem ajudar no colesterol bom, o HDL, e são fontes de proteínas.
2) Lanches leves
Iogurte com frutas, torrada integral, húmus, sanduíche natural, coalhada, uma vitamina e até mesmo um pão integral com queijo minas…
O que não faltam são alternativas para os lanches leves da noite!
Fora o fato de serem leves em termos de calorias, são também saborosos e conquistam o coração (e o paladar!) de qualquer um!
Que tal?
3) Frutas
E por que não uma banana amassada com granola? Uma maçã cortada com mel e aveia? Ou uma salada de frutas?
A depender da qual você escolha, as frutas podem ser ricas em fibras, vitaminas e mesmo em água, como o abacaxi, o melão e a melancia.
A escolha é sua e a diversidade, imensa!
Tem também:
- Ameixa
- Laranja
- Pera
- Kiwi
- Mamão
- Tangerina
- Morango
- Uva
- E muito mais
4) Jantar equilibrado
“Dra. Flavia, eu gosto de jantar comida mesmo. E agora?”.
Se você gosta de jantar, há também boas opções para você.
Só não pode ser algo ultraprocessado ou muito gorduroso e rico em calorias ou açúcar!
Você pode fazer algo com arroz integral, peixe, um peito de frango cozido, e mesmo um omelete ou sopa são bem-vindos – além das saladas, é claro!
Uma comida japonesa ou havaiana, com os famosos e populares pokes, também vai bem, desde que, logicamente, tenham, em sua composição, proteínas magras e fontes de gordura saudáveis.
Lembre-se que o problema principal não é jantar, é jantar mal.
Combinado?
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo o que acontece com o nosso corpo à noite e o que comer para não engordar, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!
Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!