Menopausa precoce e demência: entenda a relação!

Menopausa precoce e demência: entenda a relação!


Mulheres com menopausa precoce, apresentam risco maior de desenvolvimento de demência tardiamente na vida. Você sabia? É o que pesquisas recentes indicam.

Um grande estudo cientifico realizado com mulheres do Reino Unido, demonstrou que aquelas que tiveram menopausa precoce, tiveram um risco 35% maior de desenvolver demência tardiamente na vida.

Esse resultado foi obtido ao comparar as mulheres que tiveram menopausa precoce com as mulheres que entram na menopausa em torno de 50 anos.

Para se ter uma ideia, a menopausa naturalmente ocorre em torno de 50 – 52 anos, e é precoce quando ocorre antes dos 40 anos.

As mulheres que entram na menopausa entre 40 e 45 anos, tem a chamada menopausa cedo, e para esse grupo de mulheres, os resultados desse estudo demonstraram um risco 1,3 vezes maior de demência ao redor dos 65 anos.

Esse maior risco pode estar associado a redução abrupta dos níveis de estrogênio, o principal hormônio feminino, que ativa antioxidantes celulares cerebrais.

Embora seja um estudo preliminar, os resultados são consistentes com vários outros estudos.

Mas atenção, não se desespere! Essa não é uma sentença, viu?

Esse risco pode e deve ser reduzido com mudança de hábitos do dia a dia.

5 hábitos para evitar demência na menopausa precoce

Os hábitos que cito abaixo são fundamentais para qualquer pessoa em qualquer fase da sua vida. Mas, para as mulheres que tiveram menopausa precoce, essas 5 atividades proporcionam, a longo prazo, uma redução no risco de demência.

Por isso, não deixe de anotar ai!

  1. Realizar exercício físico regularmente
  2. Manter-se intelectualmente ativa: hábito de leitura, palavra cruzada, atividades educacionais
  3. Não fumar
  4. Evitar bebidas alcoólicas
  5. Manter peso saudável

Além disso, a reposição de estrogênio nessas mulheres, caso não haja contra indicação, também reduz o risco de demência.

Não deixe de consultar o seu endocrinologista.