O que é e como saber se você tem fome oculta - Drª Flávia Tessarolo

O que é e como saber se você tem fome oculta


Você sabe o que é fome oculta ou ao menos já ouviu falar na deficiência?

Ainda que pouco conhecido, este fenômeno pode afetar a saúde de diversas maneiras. 

Diferente da fome comum, que é caracterizada pela carência alimentar, a fome oculta se relaciona com a falta de nutrientes essenciais no nosso corpo, mesmo quando a ingestão calórica parece adequada. 

No post de hoje, vou falar um pouco mais sobre o conceito da deficiência, os seus sintomas e trazer as melhores estratégias para preveni-la e tratá-la.

Continue a leitura para saber mais!

Entendendo a fome oculta

A fome oculta é um tipo de desnutrição que ocorre quando o corpo não recebe a quantidade suficiente de vitaminas e minerais essenciais, como ferro, zinco, vitamina A, vitamina D, entre outros. 

Esta condição, também conhecida como deficiência marginal, é uma carência nutricional silenciosa e pode passar despercebida por longos períodos, pois não está diretamente relacionada à quantidade de comida consumida, mas sim à qualidade dessa alimentação.

Desta maneira, a fome oculta não está diretamente relacionada a pessoas em situações de rua ou que estejam com escassez de comida. 

Ela pode acontecer mesmo em pessoas com peso normal ou até acima do peso, mas que não têm acesso a uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, por diversos motivos. 

Sabia disso?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fome oculta atinge uma em cada quatro pessoas no mundo, ou seja, 25% da população do nosso planeta.

As principais causas da fome oculta

As principais causas da fome oculta incluem:

  • Dieta inadequada, com consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e pobres em nutrientes;
  • Problemas de absorção de nutrientes devido a condições médicas, como doenças intestinais;
  • Distúrbios metabólicos, como a obesidade, que também podem interferir na absorção dos nutrientes devido a desequilíbrios hormonais;
  • Falta de exercícios físicos;
  • Falta de acesso a alimentos nutritivos, seja por questões econômicas ou logísticas;
  • Estresse elevado;
  • Poucas horas de sono;
  • E até mesmo uma ausência de educação sobre a importância de uma dieta balanceada.

Conhecendo os sintomas

Identificar a fome oculta pode ser desafiador, afinal, como já disse anteriormente, os seus sintomas não são tão evidentes quanto os da fome comum. 

Quando o paciente descobre, o problema já costuma estar exacerbado, com a doença já diagnosticada logo de cara.

No entanto, vale ficar atento ou atenta desde já a problemas de fadiga e cansaço, mesmo após uma noite de sono adequada; queda de imunidade; variações de humor; dificuldades de concentração, memória e aprendizagem; e, em crianças, um crescimento mais lento. 

Inclusive, estima-se que sejam elas, as crianças, junto com as gestantes e os idosos, os grupos mais afetados. 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da fome oculta requer a avaliação de um médico, que pode solicitar exames de sangue para verificar os níveis de vitaminas e minerais no organismo. 

Se você desconfia que está com deficiência, procure um especialista imediatamente. 

Uma vez identificada, a fome oculta pode ser tratada e prevenida com mudanças na dieta e, em alguns casos, com suplementação.

No fim das contas, a chave para a sua prevenção e tratamento é uma dieta balanceada e rica em nutrientes, com a ingestão de frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras.

Recomenda-se também a preferência por alimentos integrais aos ultraprocessados, muitas vezes pobres em nutrientes.

Ah! E planejar as suas refeições de modo a garantir a ingestão adequada de todos os grupos alimentares e nutrientes essenciais também é uma excelente dica que te deixará despreocupado ou despreocupada quanto à condição!

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre a fome oculta, compartilhe essa informação com quem também precisa saber. 

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!