Conheça a Dieta do Mediterrâneo e saiba o porquê dela ter sido eleita tantas vezes como a melhor do ano
A Dieta do Mediterrâneo ou Dieta Mediterrânea já foi eleita como a melhor dieta geral do ano por diversos anos consecutivos.
Um dos prêmios, do US News e World Report, analisou os dados da literatura de várias dietas. Normalmente, são 24 dietas que concorrem ao prêmio principal.
Além deste, a Dieta do Mediterrâneo já ganhou também como “Melhor dieta para uma alimentação saudável” e “Melhor dieta baseada em vegetais”.
Mas o que faz com que ela seja tão eficaz e adorada por milhares de pessoas em todo o mundo?
É o que vamos descobrir no post de hoje!
Acompanhe!
O que é a Dieta do Mediterrâneo e por que ela tem esse nome?
A Dieta do Mediterrâneo ganhou esse nome a partir de estudos que avaliaram a rotina alimentar de povos da região que engloba o Mar Mediterrâneo.
Ao descobrirem a excelente saúde da população moradora da Grécia, da Itália e do sul da França e da Espanha, os cientistas buscaram entender como ela se alimentava.
Daí surgiu a Dieta do Mediterrâneo!
Legal, não é?
Como fazer a Dieta do Mediterrâneo
O estilo de alimentação previsto na Dieta do Mediterrâneo inclui o consumo de alimentos in natura (naturais, frescos), como:
- Vegetais
- Frutas
- Grãos integrais
- Feijões
- Sementes
- Nozes
- Azeite extra virgem
- Peixes oleosos
A carne vermelha é usada com moderação, apenas para dar sabor a algum prato, enquanto ovos, laticínios e aves são consumidos em quantidades muito menores do que tradicionalmente se come na dieta ocidental.
Outras gorduras e açúcar, somente em ocasiões especiais, e processados/ultraprocessados são evitados ao máximo ou nem consumidos.
Benefícios da Dieta do Mediterrâneo
Os estudos demonstram vários benefícios do estilo Mediterrâneo de se alimentar.
Dentre eles, a redução do risco de diabetes, colesterol alto, depressão, perda de memória, demência e até câncer de mama.
Além disso, a dieta está associada à saúde do coração e dos ossos, e também ao aumento da longevidade.
Esses efeitos positivos se devem ao conjunto de hábitos alimentares e ao equilíbrio entre os nutrientes presentes na dieta: a combinação de fibras, antioxidantes, gorduras saudáveis e alimentos anti-inflamatórios contribui para a proteção do organismo como um todo.
Além disso, a Dieta do Mediterrâneo não é restritiva, o que facilita a adesão a longo prazo.
A Dieta do Mediterrâneo é pra todo mundo?
Apesar de valer muito a pena acrescentar, à sua rotina, esse estilo de alimentação, a Dieta do Mediterrâneo não é para todo mundo.
Isso porque cada pessoa tem as suas próprias aptidões, restrições e necessidades nutricionais.
Por isso, antes de simplesmente começar a praticar a alimentação do Mediterrâneo, por conta própria, lembre-se de consultar o seu médico endocrinologista de confiança.
Somente ele ou ela poderá indicar um plano alimentar que atenda ao seu corpo de forma personalizada e individual.
Eu posso te ajudar com isso!
Me mande uma mensagem no WhatsApp para marcar a sua consulta!
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre a Dieta do Mediterrâneo, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!