Diabetes não tratada e as consequências para a saúde

Diabetes não tratada e as consequências que isso pode ter para a sua saúde


Como andam os seus níveis de glicose no sangue? Normais? Baixos? Um pouco elevados? Muito elevados? 

Sabia que ficar de olho nesses níveis é de extrema importância para a sua saúde? 

É em um desses exames que você pode identificar, por exemplo, a presença do diabetes, que, quando não tratado, pode causar consequências graves à sua saúde. 

Mas, calma: a intenção, aqui, não é te deixar preocupado ou preocupada, viu? E, sim, alertar para a importância do seu check-up anual com o seu médico da família de confiança. 

Vamos saber mais sobre este assunto? 

É só continuar a leitura!

Brasil é o 5º país em incidência de diabetes 

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de adultos sendo portadores da condição (mais de 10% da população). 

Na lista mundial, estamos perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão, o que é bastante preocupante, não é mesmo? 

Ainda, de acordo com informações do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), a estimativa é que a doença chegue a 21,5 milhões de pessoas até 2030.

Mas, afinal, o que é o diabetes? 

O que é o diabetes 

O diabetes surge devido à produção inadequada ou à incapacidade da insulina de agir eficazmente no organismo, resultante de diversos mecanismos. 

A insulina, que desempenha um papel imprescindível na regulação da glicose no sangue para fornecer energia ao corpo, torna-se deficiente devido a essas falhas, levando ao aumento da concentração de glicose no sangue e, consequentemente, ao desenvolvimento da doença.

O tipo mais comum do diabetes é o tipo 2

Esse tipo traz como pré-disposição o fato do paciente ter pai, mãe e/ou irmão diabéticos, estar com sobrepeso ou obesidade, ter triglicérides elevados e HDL (colesterol bom) baixo, dentre outros.

Quais as principais consequências da diabetes não tratada

Quando não se leva o diabetes a sério ou não se fazem exames de rotina para verificar as taxas de glicose e descobrir um possível diabetes, como disse anteriormente, nosso corpo e saúde acabam sofrendo com algumas consequências. 

Quando não administradas da forma correta, essas consequências podem levar a problemas sérios, inclusive à morte. 

Problemas de ereção 

Em homens, como já falei por aqui, o diabetes não tratado pode afetar a saúde sexual e provocar problemas de ereção.

Isso não quer dizer que todos os pacientes diabéticos terão obrigatoriamente essa disfunção.

Além da glicose mal controlada, outros fatores podem contribuir para esse quadro, como o comprometimento de nervos e vasos sanguíneos importantes para a ereção, a obesidade, que pode levar à redução dos níveis de testosterona, hipertensão arterial mal controlada e o hábito de fumar. 

Problemas de visão 

Não tratar o diabetes pode ocasionar, também, problemas de visão no paciente. 

Uma delas é a retinopatia diabética, uma complicação ocular causada por danos aos vasos sanguíneos da retina e que pode levar a alterações na visão e, em casos graves, à cegueira. 

O controle rigoroso da glicose e exames oftalmológicos regulares são fundamentais na prevenção e no tratamento dessa complicação.

Problemas cardiovasculares 

O diabetes não tratado aumenta, ainda, o risco de doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). 

O excesso de glicose no sangue pode danificar os vasos sanguíneos, levando à formação de placas que podem obstruir o fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro. 

Você sabia disso? É por isso que todo cuidado é pouco! 

Veja como prevenir doenças vasculares aqui. 

Problemas nos rins

Outra consequência do diabetes não tratado se relaciona com os rins, que podem sofrer com alguns problemas. 

A nefropatia diabética, por exemplo, é uma lesão renal causada por danos aos pequenos vasos sanguíneos dos rins, e pode levar à insuficiência renal crônica, exigindo diálise ou transplante renal. 

Nesse caso, o controle da pressão arterial e a revisão constante dos níveis de glicose, com administração de insulina, são fundamentais para prevenir condições como essas.  

+ Leia também: Diabético: coloque mais fibra no seu prato 

Problemas nos nervos e outros 

Sensações de formigamento, dor, diminuição da sensibilidade nos pés e o surgimento de feridas são algumas das complicações que podem afetar os nervos em indivíduos que não tratam o diabetes. 

Nesse cenário, observamos a presença da neuropatia diabética, uma condição que impacta os nervos periféricos responsáveis pela transmissão de informações entre o cérebro, a medula espinhal e as demais partes do corpo.

Vale lembrar que essas são apenas algumas das consequências do diabetes não tratada, que também podem incluir problemas de pele, de digestão e até mesmo de saúde mental, com pessoas acometidas pela condição desenvolvendo altos níveis de estresse e ansiedade. 

Um recado importante 

“Mas Dra. Flavia, e agora? O que faço com todas essas informações?” 

A primeira coisa a se fazer é o que falei lá em cima: ter calma

Essas complicações não são sentenças. Todas elas podem ser evitadas com o adequado tratamento e acompanhamento do diabetes.

É fundamental ressaltar que o controle eficaz do diabetes, por meio de um estilo de vida saudável e tratamento médico adequado, pode ajudar a prevenir ou mitigar cada uma dessas consequências e complicações. 

O monitoramento regular dos níveis de glicose, consultas médicas periódicas e o cumprimento do tratamento são essenciais para melhorar a qualidade de vida de quem vive com diabetes.

Conte comigo nessa caminhada! 

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre diabetes não tratada e as consequências que isso pode ter para a sua saúde, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!