18 de outubro: dia de comemorar o Dia da Menopausa

18 de outubro: dia de comemorar o Dia Mundial da Menopausa!


Apesar de nem todas as mulheres saberem, em todo dia 18 de outubro, o Brasil e todo o mundo comemoram o Dia Mundial da Menopausa. 

A data é um lembrete em relação a essa parte importante na vida de toda mulher, e funciona como um incentivo para que ela procure um especialista para passar por esta fase da melhor forma possível. 

O Dia Mundial da Menopausa foi instituído pela Sociedade Internacional de Menopausa, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Acompanhe a leitura para saber mais!

Ações informativas de conscientização no Dia da Menopausa 

Em homenagem à data, diversas entidades voltadas para a saúde da mulher promovem encontros, palestras, rodas de conversa e ações de conscientização a respeito da fase. 

Além disso, também são distribuídos materiais informativos, como folders, e realizadas ações com médicos especialistas, como o ginecologista e o endocrinologista, ao redor do mundo. 

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), devido ao aumento da expectativa de vida, que agora se situa em torno de 73 anos, prevê-se que, até o ano de 2030, aproximadamente 1,2 milhão de mulheres atingirão a idade de 50 anos ou mais. 

Portanto, é fundamental intensificar a conscientização das mulheres acerca das implicações da diminuição dos níveis hormonais e das opções terapêuticas acessíveis no mercado, como a terapia hormonal

O que é a menopausa 

Como sabemos, a menopausa é o nome dado à última menstruação e seu diagnóstico é dado somente após 1 ano do último período menstrual.

O período que antecede a menopausa chamamos de climatério, quando a mulher começa a ter irregularidades menstruais e menstruação em maior volume.

Geralmente, a mulher entra na menopausa entre 45 e 55 anos, em média aos 51 anos, mas é possível também que tenha menopausa precoce, antes dos 40 anos, ou tardia, após os 55. 

Quais são as causas da menopausa precoce

No caso da primeira, a menopausa precoce, são muitas as possíveis causas para que as mulheres a desenvolvam. 

Algumas delas são as cirurgias para retirada dos ovários ou parte deles, radioterapia e quimioterapia, a doença autoimune do ovário, ou mesmo alterações cromossômicas, como Síndrome de Turner, e doenças genéticas, como a Síndrome do X-frágil, uma doença ligada ao cromossomo  X.

Vale lembrar que a menopausa precoce reduz (e muito!) a qualidade de vida da mulher. 

Fora isso, aumenta o risco de osteoporose em 7 vezes e de doenças cardíacas em 4 vezes.

Você sabia disso? 

Por isso, procure sempre o seu endocrinologista de confiança e veja se há a possibilidade de fazer a Terapia Hormonal de Reposição (THR), que envolve a administração do hormônio que está em falta para a mulher, o estrogênio, além da progesterona, para mulheres que tem útero.

Como saber que a menopausa está chegando? 

Os sintomas da menopausa incluem fogachos, suores noturnos, alterações de humor, insônia, secura vaginal, redução da libido, urgência e ardência urinária.

Além disso, causa ressecamento da pele, ganho de peso, aumento da gordura abdominal, coceira vulvar, dor durante ato sexual, dores musculares e articulares, dentre outros.

Para saber se a condição está chegando, você deve ficar atenta ao seu fluxo menstrual, que pode vir como aumento de fluxo ou desregulado, ou se acordar de madrugada com calores e/ou suores. 

Outros sintomas frequentes que ocorrem no início da menopausa são alterações do humor e sono, e a redução da libido e/ou secura vaginal. 

Fique atenta! 

Vivendo melhor com a menopausa

Geralmente, o melhor tratamento para os sintomas da menopausa é a terapia hormonal.

Algumas indicações para seu uso são: fogachos, perda de massa óssea, atrofia vaginal, distúrbios do sono, menopausa precoce e sintomas urinários.

Terapias não hormonais são uma opção para mulheres que possuem contraindicações ou não desejam repor hormônios.

No entanto, para viver melhor com a condição, além da medicação, algumas outras ações também são imprescindíveis, como já te contamos por aqui:  

  • Praticar atividade física
  • Manter uma alimentação saudável
  • Realizar exames médicos de rotina
  • Dormir bem
  • Ter um hobby

E o verão também está chegando aí! Não deixe de conferir as minhas dicas para o tema! 

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre o Dia Mundial da Menopausa, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!