Depressão e alterações hormonais: entenda! - Drª Flávia Tessarolo

Depressão e alterações hormonais: entenda!


Depressão e alterações hormonais podem andar juntos, você sabia? ´É verdade! Várias alterações em certos hormônios presentes no nosso organismo podem desencadear e/ou piorar quadros depressivos, de irritabilidade e de instabilidade emocional.

Pensando nisso, separei os 5 hormônios cuja deficiência ou excesso na produção podem levar a problemas depressivos. Não deixe de conferir! Afinal, depressão e alterações hormonais são dois temas que precisam ser investigados e tratados com carinho.

1. Hormônios da Tireoide

Deficiência dos hormônios da tireoide, que chamamos de Hipotireoidismo, ou excesso dos hormônios tireoidianos, o Hipertireoidismo.

2. Estrogênio

O estrogênio é o principal hormônio feminino. Sua deficiência ocorre, principalmente, na Menopausa.
Seus níveis reduzem progressivamente nos anos que antecedem a menopausa, período esse que chamamos de climatério. Nessa fase, já podemos encontrar sintomas de deficiência de hormônios.

3. Testosterona

A testosterona é o principal hormônio masculino. Sua deficiência pode ocorrer em quadros de Andropausa e no Hipogonadismo masculino, que é a deficiência de testosterona no homem não relacionada ao envelhecimento.

4. Prolactina

A prolactina é um hormônio secretado pela hipófise e tem como principal função estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias. O aumento da secreção de prolactina ocorre nos Adenomas de Hipófise produtores de prolactina, que são tumores benignos da hipófise, que produzem prolactina.

5.Cortisol

O cortisol é popularmente conhecido como “hormônio do estresse”. Isso acontece, pois à medida que o corpo percebe o estresse, as glândulas suprarrenais produzem e secretam o hormônio na corrente sanguínea. Mas seu aumento também ocorre em situações patológicas, como na Síndrome de Cushing.

Vale ressaltar que diante de sinais de depressão é muito importante que o paciente procure a ajuda de um psiquiatra.

O paciente deve ser avaliado e caso ocorra alguma suspeita de distúrbios hormonais, o endocrinologista deve ser sempre consultado. Afinal, o tratamento dos distúrbios hormonais é fundamental para o adequado controle do quadro depressivo e o endocrinologista é o profissional capacitado para tratar tais distúrbios.