Depressão pode afetar o controle do diabetes? - Drª Flávia Tessarolo

Depressão pode afetar o controle do diabetes?


Embora pareça que não, a depressão e o diabetes podem estar, sim, relacionados!

Após falarmos um pouquinho sobre a relação da condição com o HIV, hoje é o dia de explorarmos a conexão entre essas duas patologias. 

Por aqui, lembrando que também já falamos sobre as alterações hormonais presentes na depressão e sobre a sua relação com a obesidade

Acompanhe a leitura!

Brasil é líder em depressão na América Latina

Para quem ainda não está tão familiarizado com a depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta é uma doença com prevalência ao longo da vida de 15,5% e que acomete cerca de 11,7 milhões de brasileiros.

Aliás, somos o país com maior prevalência da condição em toda a América Latina, com até 20% nas mulheres e 12% nos homens. 

Seus sintomas incluem tristeza prolongada, mudança repentina de humor, retardo motor, insônia ou sonolência, perda do apetite e da libido, entre outros, com as causas podendo variar entre genética, trauma após eventos estressores e questões hormonais.

20 milhões vivem com diabetes no país

O diabetes, por sua vez, é caracterizado pela produção insuficiente ou dificuldade de ação da insulina no organismo por inúmeros mecanismos, o que pode fazer com que a glicose do corpo aumente. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Federação Internacional de Diabetes (IDF), aproximadamente 20 milhões de pessoas vivem com diabetes no país, sendo 600 mil delas portadoras de diabetes tipo 1.

Além disso, ocupamos o 6º lugar no mundo entre os países com mais pessoas com diabetes no geral, com maior prevalência em mulheres.

Suas causas são diversas, podendo incluir genética, sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, dieta inadequada e outros. 

Depressão x diabetes

Qual, portanto, é a relação entre depressão e diabetes?

Primeiro que, de acordo com vários estudos, quem é diabético possui um risco maior de desenvolver depressão. 

Isso porque, apesar de ser uma doença crônica tratável, diabetes não tem cura e fazer o seu tratamento pode ser estressante e exaustivo para algumas pessoas, principalmente para aquelas que viveram bastante tempo sem e descobriram estar com os níveis de glicemia elevados de “uma hora para outra”, tendo que mudar seus hábitos e dieta em prol de uma vida mais saudável.

Em segundo lugar, ambos também acabam se relacionando pelo fato de que a depressão pode fazer com que o paciente tenha que tomar alguns antidepressivos.

Estes, podem acabar aumentando os níveis glicêmicos, a depender da medicação.

Ainda, existe o risco do paciente não conseguir fazer o controle do diabetes da forma correta pelo fato de estar desanimado, cansado, algo muito comum na depressão. 

Atrelado a isso, pode também surgir um sentimento de culpa que o leva ao consumo de bebidas alcoólicas, um fator de risco significativo para o diabetes. 

O mesmo se aplica ao tabagismo e a outros hábitos de vida prejudiciais.

Por fim, diabetes e depressão podem trazer sintomas parecidos, como mudança de humor repentina, ansiedade e sensação de cansaço constante.

O que fazer para reverter a situação

Ao contrário do diabetes, a depressão tem cura e o seu tratamento pode ajudar as duas doenças. 

Fora a indicação de psicoterapia, a mudança de rotina, com dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos, boa noite de sono e a redução do estresse e de outros fatores de risco para doenças cardíacas, é 100% recomendada. 

Caso o paciente esteja com sobrepeso ou obesidade, é essencial a perda deste peso para, não apenas uma melhoria do condicionamento físico, como para uma vida mais saudável.

Medicamentos, somente se forem indicados pelo médico, combinado?

Procure ajuda!

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre depressão e diabetes, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!