Baixo rendimento no exercício pós-Covid: entenda os motivos
Fadiga e baixa tolerância ao exercício após COVID-19, podem durar semanas a meses após a infeção.
Essas queixas ocorrem mesmo entre pessoas que se exercitavam regularmente antes da infeção pelo novo coronavírus.
O grau de comprometimento varia geralmente de acordo com a gravidade da infecção, sendo que casos mais graves tendem a deixar sequelas que demoram mais para desaparecer.
Por que isso ocorre?
▶️ Podem ocorrer complicações cardíacas na Covid:
Inflamação do músculo cardíaco (miocardite), mesmo nos casos leves, além de arritmias cardíacas e insuficiência cardíaca congestiva.
▶️ Perda de massa muscular:
Principalmente nos casos graves, que ficaram intubados e internados por longos períodos.
▶️ Fibrose pulmonar (cicatrizes no pulmão), nas formas graves. Na forma moderada da doença também pode haver comprometimento da função pulmonar.
Diante disso, como fazer para retomar a atividade física pós-Covid? Independente do grau de infecção pelo novo coronavirus que voce teve, seja leve, moderada ou grave, não deixe de conferir essas 6 dicas que separei pra você:
1️⃣ Retorne gradualmente para a atividade física:
Comece devagar e aumente progressivamente a intensidade a medida que se sentir melhor. Ter o mesmo desempenho físico de antes da infecção logo no primeiro dia de exercícios geralmente não é possível.
2️⃣ Casos leves e assintomáticos, devem realizar consulta com cardiologista e eletrocardiograma antes de retornar a atividade física.
3️⃣ Casos moderados a graves, necessitam de exames cardiológicos adicionais.
4️⃣ Faça uma avaliação com pneumologista e reabilitação pulmonar quando necessário.
5️⃣ Mantenha uma alimentação saudável, com rotina de horários. Aguarde pelo menos 1 hora após as refeições para se exercitar.
6️⃣ Mantenha um sono de qualidade.
Essa informação foi útil para você?