Ciclo menstrual e apetite: entenda a relação entre os dois
Se você que está lendo esse texto é mulher, com certeza já percebeu como que ciclo menstrual e apetite andam de mãos dadas, não é mesmo?
Afinal, toda mulher sabe que em uma determinada fase do mês a fome parece ser incontrolável e surge um intenso desejo por alimentos doces e gordurosos.
Isso é perfeitamente normal! Sim, é isso mesmo que você leu!
O apetite é afetado pelo ciclo menstrual por conta das flutuações dos hormônios que são produzidos pelos ovários, o estradiol e a progesterona, que afetam diretamente o nosso apetite.
Acompanhe o post para saber mais!
Sobre o ciclo menstrual
O ciclo menstrual normal varia de 21 a 35 dias.
Dividido em 3 fases, fase folicular, fase ovulatória e fase lútea, ele geralmente se dá a partir do primeiro dia de sangramento até o início da menstruação seguinte.
Cada uma dessas fases apresenta um predomínio de determinado hormônio ovariano, o qual vai impactar diretamente no apetite da mulher.
Voltaremos nelas em breve, mas, antes, vamos falar um pouco sobre o nosso apetite também.
Sobre o nosso apetite
Você sabia que o nosso apetite é regulado por vários hormônios?
São eles: grelina, leptina, insulina e outros dois que são produzidos pelos ovários durante o ciclo menstrual, o estrogênio e a progesterona.
Isso explica, assim, as variações no apetite que nós, mulheres, temos durante o decorrer do mês.
As fases do ciclo menstrual
Fase folicular
A primeira fase do ciclo menstrual, chamada fase folicular, começa no primeiro dia da menstruação e vai até o período ovulatório.
Nela, ocorre produção de estradiol pelos folículos ovarianos, atingindo níveis máximos próximo à ovulação.
O estradiol age diretamente no centro do apetite, reduzindo a fome, que é menor nessa fase do ciclo.
Fase lútea
Após a ovulação, ocorre redução dos níveis de estradiol e aumento da progesterona. É a chamada fase lútea do ciclo menstrual.
Com níveis máximos de progesterona e baixos de estradiol próximos da menstruação, o apetite aumenta, e temos preferência por doces e alimentos gordurosos.
Comportamentos como sensação de perda de controle e compulsão alimentar também são observados mais frequentemente nessa fase.
Quando essas flutuações dos níveis hormonais, que têm impacto no apetite, prejudicam o bem-estar físico e emocional da mulher, precisamos procurar um especialista para fazer o tratamento adequado.
Leia também: Conheça seu hábito alimentar
Existe solução?
Diante disso, muitas mulheres me perguntam: “Dra. Flavia, existe alguma solução ou forma de controlar o apetite?
Bem, existem algumas estratégias nutricionais/alimentares que utilizamos para a redução dos episódios de compulsão alimentar que ocorrem na fase lútea.
Além disso, em algumas mulheres torna-se necessário, também, o tratamento medicamentoso.
Marque a sua consulta comigo para entender melhor sobre o SEU caso!
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre ciclo menstrual e apetite, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!
Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!