Paratireoides - Drª Flávia Tessarolo

Paratireoides

O que são paratireoides?

Paratireoides são 4 glândulas do tamanho de uma lentilha, localizadas atrás da tireoide.

Quais são as funções das paratireoides?

Elas produzem o paratormônio, chamado PTH, que controla os níveis de cálcio, fósforo e vitamina D no sangue.

Qual a função do paratormônio no organismo humano?

O paratormônio controla os níveis de cálcio e fósforo no sangue, mantendo um equilíbrio entre sua absorção no trato gastrointestinal e eliminação renal. Além disso, ativa a vitamina D.

Níveis baixos de paratormônio, que chamamos de hipoparatireoidismo, levam a hipocalcemia (cálcio baixo no sangue) e hiperfosfatemia (fósforo alto no sangue).

Os sintomas do hipoparatireoidismo são câimbras, arritmias cardíacas, formigamento ao redor da boca, contrações involuntárias das mãos.

Níveis normais de paratormônio são importantes para a saúde óssea.

O que significa paratormônio alto?

O paratormônio alto ocorre no hiperparatireoidismo, que leva ao aumento do cálcio no sangue, fósforo baixo no sangue, reabsorção óssea, eliminação de cálcio na urina.

Quais são os sintomas do paratormônio alto?

O Hiperparatireoidismo pode levar a osteopenia, osteoporose, cálculo renal, sede em excesso, dor abdominal, náuseas e vômitos, perda de apetite.

O hiperparatireoidismo pode ser primário, causado por um adenoma (tumor benigno) na paratireoide, que produz PTH, ou carcinoma de paratiróides produtor de PTH (tumor maligno), ou hiperplasia de paratireoides, quando ocorre aumento de uma ou mais glândulas, com maior produção de PTH.

O hiperparatireoidismo pode ser secundário a deficiência de vitamina D, ou deficiência de cálcio, como ocorre em pós-operatório de cirurgia bariátrica.

Pode ser também terciário, como ocorre na insuficiência renal.