Excesso de pelos - Drª Flávia Tessarolo

Excesso de pelos

O que é hipertricose e hirsutismo?

– Hirsutismo é o excesso de pelos com padrão masculino (grossos e pigmentados) nas mulheres, em áreas como face, abdome, tórax, parte interna da coxa e ao redor do mamilo. Pode vir acompanhado de queda de cabelo, irregularidades menstruais e acne.

O hirsutismo pode ser causado pelo excesso de produção de hormônios masculinos, o hiperandrogenismo, que ocorre em doenças como síndrome dos ovários policísticos, doenças das glândulas supra-renais ou pela sensibilidade aumentada do folículo piloso ao hormônio masculino, onde não se detecta produção hormonal aumentada.

Para tratamento, é necessário diagnóstico da causa do hirsutismo. Existem medicamentos que utilizamos, juntamente com tratamento cosmético adjuvante, como depilação a laser.

– Hipertricose é o aumento de pelos, localizado ou generalizado, que surge em locais de aparecimento normal de pelos, e tem caráter familiar ou adquirido, por exemplo, após uso de determinadas medicações.

O que é hiperandrogenismo?

Hiperandrogenismo é o excesso da produção de hormônios masculinos na mulher.

Anticoncepcional diminui os pelos no corpo?

Os ovários produzem hormônios masculinos. Com o uso do anticoncepcional, os ovários ficam em repouso, bloqueando assim a produção ovariana de hormônios masculinos. Além disso, existem anticoncepcionais cuja progesterona é antiandrogênica, isto é, reduz a ação do hormônio masculino. Por isso, ele ajuda no controle do hirsutismo.