Diabetes
O que é Diabetes?
O Diabetes é uma doença que acomete 463 milhões de pessoas em todo o mundo. É causada pela produção insuficiente ou dificuldade de ação da insulina no organismo por inúmeros mecanismos.
A insulina, por sua vez, é o hormônio que regula a glicose no sangue garantindo energia para o corpo. Com as fallhas citadas, ocorre aumento da glicose no sangue, ocasionando a doença.
Já o pré-diabetes é uma condição clínica que antecede o Diabetes. Nele, ocorre aumento dos níveis de glicose em níveis inferiores aos considerados diagnósticos de Diabetes.
Quais são os tipos mais frequentes de Diabetes?
Diabetes tipo 1:
No Diabetes tipo 1, que corresponde a aproximadamente 10% dos casos, ocorre uma destruição das células do pâncreas que produzem insulina, chamadas células beta. Com isso, ocorre deficiência absoluta de insulina e o diabético passa a necessitar de injeções de insulina por toda a vida.
Diabetes tipo 2:
No Diabetes tipo 2, que corresponde a 90% dos casos, existem pelo menos oito defeitos que levam ao aumento da glicose. Os fatores que predispõe a doença são: ter pai, mãe e/ou irmão diabéticos, estar com sobrepeso ou obesidade, ter triglicérides elevados e HDL (colesterol bom) baixo, dentre outros.
Diabetes gestacional:
Chamamos de Diabetes gestacional qualquer intolerância à glicose diagnosticada na gestação. Quando não tratado adequadamente, aumenta o risco de problemas para o feto, como abortamento, má formações, prematuridade e, problemas para a mãe, como pré- eclampsia, eclampsia.
Diabetes tem cura?
O Diabetes tem controle e seus pilares de tratamento são atividade física e alimentação saudável, associados à medicações específicas para cada caso.
Quais os sintomas?
Os sintomas de Diabetes incluem muita fome, sede em excesso, visão turva, fraqueza, perda de peso e também urinar muito durante o dia e de madrugada.
Vale lembrar que os sintomas ocorrem com níveis de glicose maiores que 180. Níveis menores de glicose não cursam com sintomas.
Quais são as causas?
No Diabetes tipo 1 ocorre uma destruição autoimune das células produtoras de insulina. Isso significa que o organismo produz uma célula de defesa contra ele mesmo.
Já no Diabetes tipo 2 existem varios fatores que predispõe ao aumento de glicose, como ter pai, mãe e/ou irmão diabéticos, estar com sobrepeso ou obesidade, ter triglicérides elevados e HDL (colesterol bom) baixo.
Os estudos médicos evidenciam que para melhor enfrentar a doença é preciso diagnóstico precoce e acesso a cuidados adequados que podem evitar ou retardar complicações crônicas.