Deficiência de Testosterona - Drª Flávia Tessarolo

Deficiência de Testosterona

O que é a deficiência de testosterona no homem ou Hipogonadismo?

A deficiência de testosterona em homens, também chamada de Hipogonadismo, pode ocorrer em qualquer época da vida.

Ocorre quando o hormônio masculino se apresenta em níveis abaixo da normalidade.

Quando está relacionada à idade, ou seja, quando a deficiência de testosterona se apresenta em homens com mais de 50 anos, é chamado de Andropausa. É o equivalente à menopausa nas mulheres.

Já quando ocorre na obesidade ou por conta de problemas decorrentes do diabetes mellitus e da síndrome metabólica, é chamado de Hipogonadismo Funcional.

Neste caso em específico, a produção de testosterona é normal, mas ocorre conversão desse hormônio em hormônio feminino por meio de uma enzima chamada aromatase, presente em abundância no tecido gorduroso.

É importante ressaltar que homens jovens também podem apresentar o problema.

Quais são os sintomas da deficiência da testosterona?

Os sintomas da deficiência de testosterona incluem: redução da libido, dificuldade de ereção, cansaço, redução dos pelos corporais, depressão, distúrbio de memória, aumento da gordura corporal, redução da massa muscular, anemia, aumento de glicose, colesterol e triglicérides, aumento da insulina, hipertensão, obesidade e até mesmo aumento da gordura visceral. Problemas nos testículos e na hipófise também podem levar ao Hipogonadismo.

Qual é o tratamento adequado para deficiência de testosterona?

Diante de um homem com deficiência de testosterona ou Hipogonadismo, devemos buscar e tratar a causa básica do problema. Para isso, é extremamente necessário que o paciente consulte um endocrinologista até para que a necessidade de reposição de testosterona seja avaliada.